Como funciona o Golpe da bomba de combustível?

A simples tarefa de abastecer um carro em postos de gasolina está cada vez mais difícil no Brasil. Por que? Estão surgindo novos golpes que podem prejudicar os consumidores.

Anúncios

   

Depois que surgiu um vídeo mostrando a chamada ‘bomba fantasma’ continuando a funcionar e aumentando o preço a ser pago mesmo sem uma gota de combustível no tanque, o golpe do cano agora virou notícia.

Assim como no caso da bomba fantasma, a denúncia foi divulgada por meio de um vídeo postado por um cliente nas redes sociais. Segundo o motorista, o casaco que caiu no cano fez com que o posto de gasolina parasse de entregar até um litro, que os clientes pagam na entrega.

O que é um golpe de tubo e como funciona?

Segundo o autor do vídeo, a torneira ocorre quando o atendente, ou outro profissional do posto responsável pelo abastecimento, realiza o procedimento com a torneira dobrada.

Anúncios

Assim, segundo a denúncia, cerca de um galão de combustível acumulado no item, mesmo saindo da bomba, não chega ao tanque do cliente, que normalmente é retirado de seu conteúdo.

Para resolver o problema, ainda segundo o cliente que se sentiu revoltado e resolveu ajudar outras pessoas, basta espalhar o cano no carro. Dessa forma, é certo que o combustível ali abastecido chegará ao seu destino final, sendo que o preço pago corresponderá ao que for efetivamente abastecido no tanque do veículo.

Empresas dizem que a realidade não é assim

O UOL consultou duas empresas de bombas para postos de gasolina, Wayne e Gilbarco Veeder-Root, além da Raízen, responsável pela distribuição dos produtos Shell no Brasil, para saber se a reclamação é procedente.

Segundo as mensagens enviadas na sequência, o conselho dos clientes para evitar “abrir a torneira” tem uma certa lógica, mas não é necessário.

Pois ninguém vai prejudicar os postos de gasolina, mesmo que o líquido vá parar no tanque abaixo o ponto de combustível. restante.

As empresas afirmam que se você quiser encher um carro, já existe esse volume do cano que vinha do sistema antigo.

A razão determina que esse fato por si só é suficiente para compensar a perda potencial de um litro de tubo dobrado.

A nota informa ainda que a função da tubulação no abastecimento é apenas levar o combustível da bomba e do tanque do carro.

Por não poder ser flexível, como exige o Inmetro, e por a linha de combustível possuir válvulas que impedem o retorno do combustível à bomba, o volume residual permanece até que seja iniciado um novo abastecimento.

As empresas informaram que o controle da quantidade de combustível que sai dos tanques colocados no solo é feito pela máquina de sucção.

Em suma, qualquer volume restante no tubo já foi calculado após a passagem do medidor. Como tal, se o tubo é esticado ou não, não tem efeito no volume fornecido.


*Fonte de pesquisa: UOL

\
Trends