Como que o deepfake foi criado no comercial da Volkswagen

A campanha publicitária para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil ganhou grande popularidade nas redes sociais após um encontro entre a cantora Maria Rita e a deep fake Elis Regina criada por inteligência artificial.

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No vídeo, os dois cantam uma versão da música “Como Nosso Pais”, iniciada por Belchior e imortalizada pela voz de Eli.

O modelo digital da cantora é surpreendentemente realista, com atenção aos detalhes e à expressão facial.

Como surgiu a forma de Elis Regina?

A Regina de Eli apresentada no comercial foi criada após combinar reconhecimento facial de IA e movimento de dublê.

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O projeto do vídeo foi escrito pela agência AlmapBBDO.

Produzido pela Boiler Filmes e em colaboração com uma pós-produção americana especializada na indústria cinematográfica de Hollywood.

A principal técnica utilizada foi a profundidade, ferramenta que usa inteligência artificial para modificar ou sobrepor uma face digital a uma imagem real.

O sistema começa a encontrar várias imagens idênticas e cria um resultado muito próximo da realidade.

A técnica utilizada no comercial é um pouco diferente dos casos usuais: neste caso.

A IA é treinada para reconhecer os rostos específicos de Elis Regina e aplicá-la na imagem duplicada.

Para outros projetos, é mais provável treinar inteligência artificial com dados gerais e pré-existentes.

Após a filmagem, é possível combinar os movimentos de Elis Regina e sobrepor a versão digital da peça dupla.

Criando um aspecto de realidade. Segundo o UOL, o papel foi interpretado pela atriz Ana Rios.

O projeto total levou 108 dias, com 2.454 horas de produção. Além do deep fake.

A Volkswagen usou a voz original de Elis Regina na música. Você pode conferir o resultado abaixo:

Por trás das cenas

O supervisor de efeitos visuais Diego Barone, que esteve envolvido no projeto, postou um vídeo de como ele o usa em sua página do Instagram.

Por dentro, você confere a atuação da dublê e o uso de efeitos para cobrir o rosto de Eli Regina:

IA na publicidade

Mesmo sem muitos exemplos do uso de inteligência artificial na publicidade, a Volkswagen aproveitou o tema para abordar a inovação.

“Esse encontro entre mãe e filha entre Elis Regina e Maria Rita não é apenas emocionante, mas também fortalece o DNA da marca em termos de tecnologia e criatividade.

Usando inteligência artificial treinada para realizar a identificação do rosto de Eli”, disse a gerente de marketing.

Comunicação da Volkswagen do Brasil e SAM, Livia Kinoshita.

O anúncio é famoso pelo fato de Elis Regina ser divertida, mas também abre uma discussão sobre o uso da profundidade nessas situações.

O publicitário e professor do curso de comunicação e publicidade da ESPM Rio, Luiz Cavalheiros, faz o alerta:

“A publicidade é ilimitada, você pode usá-la em profundidade, bem ou mal. No processo criativo.”

Além da publicação online, o anúncio foi veiculado na televisão pública.


*Fonte de pesquisa: Autoral

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